Campos do Jordão amanhece com 3,3 °C e registro de geada em primeiro dia do inverno

0
4393

O inverno começou à 0h32 desta segunda-feira (21), com previsão de tempo seco e temperatura amena. Cidade deve seguir com temperaturas amenas ao longo do dia.

Campos do Jordão amanheceu com 3,3°C nesta segunda-feira (21) primeiro dia de inverno, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). A cidade amanheceu encoberto por neblina e com registro de geada.

O inverno começou por volta das 0h nesta segunda-feira. Embora a menor temperatura oficial medida pelo Cptec tenha sido de 3,3°C, alguns termômetros digitais espalhados pela cidade chegaram a registrar temperaturas negativas.

Campos do Jordão já vinha registrando temperaturas amenas, típicas da cidade nesta época do ano. Na última semana, quando chegou aos 4 °C a cidade amanheceu com geada.

A cidade movimenta cerca de 1,5 milhão de pessoas na temporada, atraídos principalmente pelo Festival de Inverno, que é realizado anualmente no município. Por causa da pandemia, o festival de 2020 foi adiado e será realizado este ano a partir do dia 3 de julho.

Devido às medidas sanitárias de prevenção e controle ao coronavírus, este ano as apresentações do festival serão realizadas com restrição de público e com transmissões pela internet.

Inverno

O inverno começou às 0h32 desta segunda-feira (21) em todo o hemisfério sul. Segundo meteorologistas, a estação deve ser marcada por pouca chuva e temperaturas amenas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio deve ser menos intenso este ano, mas as temperaturas podem cair com a passagem de duas frentes frias.

O instituto ainda prevê pouca chuva no estado de São Paulo durante a estação. O trimestre de junho a agosto corresponde ao período mais seco do ano.

O inverno é, em geral, uma estação seca e a característica preocupa diante do cenário de estiagem no Brasil. A falta de chuva tem baixado os reservatórios e o governo emitiu um alerta de crise hídrica.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em São José dos Campos, por exemplo, a previsão é que o primeiro dia da estação chegue com temperatura mínima de 9ºC e máxima de 17ºC nesta segunda-feira (21).

Fonte: G1