Clima de deserto: Com só 12% de umidade relativa do ar, Taubaté atinge menor nível dos últimos 9 anos

Última vez que a cidade havia registrado 12% de umidade do ar havia sido em setembro de 2015.

O tempo ficou seco de vez em Taubaté, na segunda maior cidade do Vale do Paraíba e região, nesta terça-feira (10). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar teve mínima de 12% na cidade.

O percentual é o menor dos últimos nove anos na cidade. A última vez que Taubaté havia registrado 12% de umidade relativa do ar havia sido no dia 24 de setembro de 2015.

Os 12% registrados nesta terça-feira também colocam o dia 10 de setembro de 2024 em segundo lugar no ranking da série histórica para setembro.

Nesta quarta-feira, 11 de setembro, o dia deve ser de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado em Taubaté.

Pela manhã, as temperaturas já começam elevadas, por volta dos 24°C às 8h, subindo ainda mais e atingindo a máxima de 32°C, segundo o Clima Tempo.

À noite, o céu ainda continua com muitas nuvens. Não há previsão de chuvas para o dia.

De acordo com os dados do Inmet, a pior umidade no mês de setembro desde o início da operação da estação automática em Taubaté foi em 2017, no dia 15: 10%.

Em outras estações meteorológicas do Inmet na região, a umidade relativa do ar ficou baixa. Em Cachoeira Paulista o índice ficou em 15%, enquanto em Bragança Paulista foi de 19%.

Já em São Luiz do Paraitinga, o índice ficou em 20%. Na estação meteorológica de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a mínima da umidade do ar foi de 22%.

Ainda nesta semana, ao menos quatro cidades do Vale do Paraíba e região registraram umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara.

Fonte: G1 / Foto: Lucas Tavares/g1