Com unidade móvel, São José quer ampliar programa de castração de cães e gatos

0
3152

A Prefeitura de São José dos Campos quer ampliar o serviço de castração de cães e gatos. Para isso, o município adquiriu um veículo adaptado para realizar o procedimento em bairros distantes da cidade.

A cerimônia de entrega da unidade móvel aconteceu nesta sexta-feira (24), no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses. A utilização do Castramóvel está prevista em lei, através do Programa Municipal de Castração Móvel.

O veículo conta com centro cirúrgico para atendimento a quatro animais, simultaneamente, possui todos os equipamentos para atendimento de emergências durante os procedimentos cirúrgicos, além de ambiente para repouso no pós-operatório para abrigar até 20 animais.

Com a unidade móvel, a Prefeitura pretende percorrer todas as regiões da cidade, com comunicado prévio para atender, prioritariamente, famílias mais carentes e de bairros distantes.

Para participar, o tutor do animal deve se inscrever no programa Meu Pet Feliz e assinar um termo de compromisso de que irá comparecer ao local e na data programada, para evitar faltas. Neste documento também constam a data e horário da cirurgia e informações sobre o pré e pós-operatório dos pets.

O Castramóvel fará um atendimento por mês, seguindo critérios epidemiológicos, demográficos e sociais. Inicialmente, serão ofertadas 1.200 vagas pelo período de até um ano. O primeiro mutirão de castração acontece neste sábado (25), em São Francisco Xavier, quando serão realizados cerca de 230 procedimentos.


Castramóvel conta com centro cirúrgico, equipamentos de emergência, entre outros.

Divulgação/Flavio Pereira/CMSJC