Diocese de Taubaté anuncia reabertura gradual de igrejas para missas

0
3689

A Diocese de Taubaté anunciou na manhã desta quarta-feira (1) a reabertura gradual das igrejas para missas e eventos presenciais. A medida começa a valer no sábado (4) para as cidades que já tiverem autorização de suas prefeituras.

Assinado pelo bispo Dom Wilson Angotti, o documento autoriza, além de missas, a realização de confissões, casamentos e batizados nas matrizes e igrejas que sejam maiores e arejadas. Já as catequeses ficarão condicionadas à liberação das aulas presenciais nas escolas públicas ou privadas.

A Diocese de Taubaté compreende a igrejas de 11 cidades na região, que estavam fechadas aos fiéis desde o dia 20 de março. Para reabertura, protocolos sanitários deverão ser seguidos como o distanciamento entre as pessoas de dois metros, uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, além de evitar tocar em objetos. Os padres deverão usar máscara durante as celebrações e a equipe seguir o mesmo protocolo, bem como evitar tocar no microfone, fazendo uso do pedestal.

A eucaristia será dada somente na mão do fiel, que deverá comungar na frente de quem entregou.

Em Taubaté, o protocolo municipal de atividades religiosas autoriza, desde o mês passado, a abertura com 30% da capacidade, sendo obrigatório o templo religioso afixar cartaz na entrada e em pontos estratégicos, sinalizando o total de ocupação permitida, além dos cuidados com a higienização.

Recomenda ainda, que idosos e pessoas do grupo de risco, permaneçam em casa e que acompanhem as celebrações pela internet, rádio ou televisão.

De acordo com a assessoria da Diocese, as igrejas estão definindo as atividades para o fim de semana. Na Catedral de São Francisco das Chagas, na praça Dom Epaminondas, haverá missas no sábado, às 12h15 e às 16h. No domingo, será às 7h, 10h30, 18h e 20h.

Fonte: G1