DORIA QUEBRA PROMESSA E BAEP EM TAUBATÉ É DÚVIDA

0
1529
Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Depois de prometer que Taubaté seria primeira cidade do estado a receber uma unidade do Baep, governador entrega primeiro dos 17 batalhões em São Bernardo do Campo

 

Em pouco menos de um mês no cargo como governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), já descumpriu uma das promessas feitas durante a campanha para a RMVale.

A segurança pública foi definida como a principal prioridade do tucano durante a campanha eleitoral.

Doria prometeu implantar uma unidade do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em Taubaté durante uma sabatina realizada pelo OVALE em parceria com a ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos), em agosto de 2018.

“Nós teremos mais 17 Baeps no estado e o primeiro desses 17 será implantado em Taubaté”, disse o governador durante a entrevista.

Nesta quinta-feira (7), em entrevista ao Link Vanguarda, o governador colocou em dúvida a implantação do batalhão na cidade. “Estamos estudando porque já temos um Baep em São José e que já vem operando, pode melhorar e vai melhorar. Há uma instrução, do ponto de vista da PM, se vale a pena ter um segundo Baep tão próximo como em Taubaté ou, se reforçamos o Baep de São José com maior extensão de vigilância, em Taubaté”, afirmou.

O governador eleito havia prometido um novo batalhão no interior com o ‘padrão Rota’ (Rondas Ofensivas Tobias de Aguiar), com até 400 policiais. Doria afirmou que o Litoral Norte também ganharia uma unidade do Baep em Caraguatatuba, ainda neste ano.

“Ao longo de 18 meses, vamos implantar todas as unidades”, afirmou o governador durante a sabatina.

O primeiro Baep a ser implantado no estado pelo governador foi o de São Bernardo do Campo. Inaugurado no dia 15 de janeiro, o Coicc (Centro de Operações Integradas de Combate ao Crime), é um complexo que integra um Baep, uma unidade do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil e outras forças como o Corpo de Bombeiros. O Coicc deve começar a operar em junho deste ano.

CRONOGRAMA.

Questionada sobre a implantação do Baep em Taubaté, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou que a cidade de Taubaté deve ser a segunda cidade da região a receber um Baep para auxiliar no policiamento.

Além disso, a SSP afirmou que há estudos em andamento para definir o cronograma para instalação de novos Baeps e Deics no estado.

Fonte: OVALE / Thais Perez