Dr. Bruno alerta: A importância da castração de cães e gatos “fêmeas”

0
3454

A castração dos pets está no topo da lista de prioridades ao se pensar em começar a cuidar de um bichinho. Muita gente ainda não percebe a importância dessa cirurgia no início da vida do animal, que previne uma série de doenças. Além disso, traz benefícios às fêmeas, para gatos e cachorros.

O que é a castração?

A cirurgia de castração é um método de esterilização. Ele consiste na retirada do útero e ovários das fêmeas. O procedimento só pode ser realizado por um veterinário cirurgião, que irá também avaliar a idade, saúde e condições do animal para a esterilização.

Não existe ao certo uma idade certa para a cirurgia. A maioria dos veterinários recomenda que seja feita logo após os seis meses de vida. O quanto mais cedo for realizada, maior a probabilidade de prevenir problemas futuros.

Benefícios

Para as fêmeas, as vantagens da castração estão principalmente na diminuição drástica do número de gravidez psicológicas e o câncer de mama. Algumas infecções comuns, porém sérias, como piometra e hemometra, que podem ser fatais, também são prevenidas.

Outro benefício, é claro, é o controle de natalidade. A castração impede procriação indesejada e não planejada, diminuindo assim a possibilidade de animais de rua em estado de abandono.