Dr Bruno fala sobre : Os problemas causados Pelo tempo seco aos seus cães e gatos

0
3541

O tempo seco e o calor estão incomodando você? Pois saiba que seu cachorro e seu gato também sofrem!

Devido a mudança do verão para o outono, a variação do tempo favorecem ao tempo seco, e os seus pets presos numa casa, ou apartamento, ficam aguardando que seus donos se mobilizem para atenuar os reflexos do tempo seco em suas vidas – por isso é importante que você busque conhecimento sobre o que fazer.

Mesmo assim, inteligentes que são, os próprios animais mudam alguns de seus hábitos, para minimizar o desconforto que sentem.

É por isso que eles deixam de ficar no lugar de costume para procurar abrigo num local mais fresco e arejado. Escolhem sempre ficar perto da sombra, bebem mais água e ficam mais quietos – poupando-se.

Veja abaixo duas coisas frequentes que nossos pets costumam ter em decorrência do clima seco e do calor: conjuntivite e problemas respiratórios:

Conjuntivite

Com o tempo muito seco os olhos dos animais ficam irritados e eles tentam aliviar a coceira com a pata, o que pode causar infecção. Se não tratada corretamente, uma simples irritação pode acabar por gerar um quadro de conjuntivite.

Cachorros que têm focinho curto, como o Spitz Alemão e o Pequinês podem ter maior incidência de conjuntivite animal.

Para ajudar a eles, e a todos os outros pets, a recomendação é administrar soro fisiológico e colírio – mas o de uso animal, ok?

Problemas respiratórios

Já os cachorros de nariz achatado, como o Shih Tzu e do Lhasa-Apso, têm dificuldade de respiração. Para eles, mais os cães das raças Bulldog Inglês, Bulldog Francês e Pug, o ideal é evitar caminhadas e brincadeiras muito ativas nesse dias secos.

Com isso, você evita que eles fiquem ofegantes, o que pode evoluir para uma crise respiratória e, no pior dos casos, uma parada respiratória.

Animais com predisposição a problemas respiratórios e filhotes ficam propensos a terem aumento de secreção nasal, e por essa época tendem também a contrair gripe canina, também conhecida como tosse dos canis.

Um grave erro cometido por muitos donos é deixar o animal trancado dentro do carro, o que mesmo por alguns instantes pode causar um quadro de hipertermia. Especialmente nos dias ensolarados ou secos, isso é muito perigoso!

Abaixo, uma lista de coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade de vida dos seus pets

  1. Procure evitar passear com seu cachorro nos horários mais quentes do dia – entre 11:00 e 16:00.
  2. Ao sair, leve mais água do que de costume – ele vai necessitar
  3. Procure dar banho com água mais morna.
  4. Se possível, hidrate-o com produto específico para cães e gatos.
  5. Troque a água dele várias vezes ao dia, para que esteja sempre fresca.
  6. Ajude-o a encontrar um local agradável para dormir.
  7. Animais que sofrem de problemas respiratórios devem ser levados ao veterinário para um ajuste da medicação.
  8. Filhotes e animais mais idosos requerem atenção maior nesse período!
  9. Uma dica interessante é levar o animal para dentro do banheiro quando você for tomar banho. O ar úmido provocado pela água do chuveiro irá lubrificar suas vias respiratórias – de forma semelhante a uma inalação.