Dr. Bruno fala sobre: SAÚDE BUCAL CANINA

0
4790

Boa alimentação, exercícios físicos e passeios são importantes para a saúde de um animal, mas sabia que cuidar dos dentes dos cachorros também é uma necessidade para manter a saúde do seu pet em dia?

Assim como os veterinários são indispensáveis na vida de um cãozinho, os dentistas caninos também são extremamente importantes.

Pode não parecer, mas muitos tutores acabam esquecendo que a higiene bucal também merece atenção igualmente como os pelos e a alimentação.

Se você sai com seu pet com frequência para passear já notou que ele pode colocar diversas coisas na boca, além dos seus brinquedos em casa, como um graveto ou brinquedos de outros cães.

Como os cachorros colocam tantas coisas diferentes na boca, esse é um dos locais que mais se acumulam bactérias no corpo do animal, portanto é importante manter uma rotina de higiene nos dentes do seu amigo. 

A seguir vamos explicar quais são as causas das doenças bucais, a importância de manter os dentes sempre higienizados, e como evitar que as doenças cheguem numa situação mais crítica!

Qual a importância da higiene dentária dos cães

A boca do cachorro é uma área que sim, também pode causar problemas e doenças ao seu amigo. As gengivas e os dentes devem ter seus cuidados especiais. 

Por mais simples que seja, muitos donos ainda não o fazem.

Os animais com mais de cinco anos de vida são os mais propensos a terem alguma doença ou problema dentário.

Então quando se fala em escovar os dentes do seu bichinho, isso realmente deve ser levado à sério, pois esse hábito pode salvar a vida do seu amigo e ajuda a evitar gastos desnecessários.

A falta de cuidado com a higiene bucal do seu cãozinho pode acarretar em dores de dente e em doenças como o tártaro.

O cuidado com a gengiva também é extremamente importante para evitar inflamações, sangramentos e também outros problemas relacionados com os próprios dentes.

São pequenos detalhes na higiene que podem fazer toda a diferença na sua vida e na saúde do seu pet.

Caso seu animal já seja de idade, por exemplo, ele pode ter uma dificuldade a mais quando os dentes não foram cuidados durante sua vida. Se os dentes estiverem muito fracos, as rações passam a ser específicas ou você deve molhá-las para seu cão conseguir comer.

Com que frequência escovar os dentes do pet?

O certo mesmo é começar uma rotina de cuidados dentários desde filhote. Isso pode ajudar a adaptação do cachorro e com um tempo, ele pode levar isso mais tranquilamente.

Mas claro que, mesmo que você inicie os cuidados com o seu amigo um pouco mais velho, tá tudo bem também! Torne esse momento como uma prática divertida para ele.

No início eles podem não gostar tanto da atividade, então pegue leve caso seu amigo não esteja afim naquele momento.

Os dentistas caninos afirmam que o interessante é iniciar essa rotina quando o seu pet estiver calmo e relaxado. 

Se ele se exaltar muito, não force pois ele pode acabar se machucando e os ânimos do cão podem ficar muito difíceis de serem controlados.

Outra dica é não associar este momento como um momento ruim. Então evite gritar ou se alterar. Ajude seu amigo a entender que está tudo bem escovar os dentinhos!

A escovação canina deve ocorrer pelo menos uma vez por dia, assim a saúde bucal irá ficar mais segura!

Caso não seja possível realizar diariamente a escovação, o ideal é fazê-la pelo menos 3 vezes por semana. O importante é fazer a escovação!

Como cuidar dos dentes dos cachorros de forma saudável?

Nos pet shops é possível achar diversos produtos que podem ser grandes aliados na hora de higienizar os dentes do cachorro, e com preços totalmente acessíveis. 

Você pode utilizar spray antisséptico, que auxilia na prevenção de infecções e no mau hálito, brinquedos antitártaro que são uma ótima opção para filhotes ou aqueles cães cheios de energia.

Petiscos antitártaro e solução bucal misturada na água do seu cão também podem ser opções a serem consideradas.

Não deixe essa rotina de higiene de fora, lembre-se que a escovação é ainda o maior protetor contra a placa bacteriana!

Cuide bem da alimentação do seu amigo

A alimentação, como todos nós sabemos, tem grande influência na saúde dos nossos amigos de quatro patas.

Sendo assim, é importante ficar atento à qualidade da ração que é oferecida ao cão, bem como na qualidade dos petiscos e outros alimentos que o pet consome.

Visite um veterinário!

Não é somente porque começamos a cuidar dos dentinhos dos cães que devemos desanimar nas consultas veterinárias!

O veterinário além de auxiliar na melhor forma de escovar os dentes do cachorro, também pode encontrar problemas que os tutores muitas vezes não vê.

Não descarte a necessidade do seu amigo precisar fazer uma limpeza na clínica veterinária, que geralmente é feita por uma equipe de profissionais treinados e com o auxílio de anestesia.

O especialista também irá passar uma rotina de escovação de acordo com a necessidade do seu cão, então não deixe de visitá-lo com uma boa frequência.