Dr. Bruno responde: Você sabe quais os cuidados necessários após uma cirurgia de castração?

0
3562

Mesmo sendo considerada, na maioria dos casos, uma intervenção de baixa complexidade, o animal precisa estar preparado para a cirurgia de castração. Antes do procedimento é necessário que o pet passe por uma consulta com o médico veterinário que fará uma análise clínica mediante ao resultado de alguns exames. Por exemplo, o hemograma, tais cuidados são importantíssimos por conta da anestesia.

Para ser castrado o animal deve estar sob a anestesia geral.
Além da consulta e dos exames, ainda por conta da anestesia o pet também deve realizar jejum alimentar e restrição hídrica (s/agua) pelo período pré determinado pelo médico veterinário. É comum que após a cirurgia de castração o animal fique por algumas horas, ou até menos passe a noite no local até se recuperar e voltar para casa.

Os primeiros dias são os que é preciso maior atenção. Isto é, por conta dos pontos para não haja quaisquer interferências que possam causar infecções ou provocar seu rompimento. Então, é importante ficar de olho no pet até a retirada dos pontos da castração; utilização do colar elizabetano ou roupas cirurgicas.

É importante também evitar que o animal corra, suba escadas ou pule de mais. Pois, tais atividades podem ocasionar também no rompimento dos pontos e causar um desconforto maior.

Outro ponto a destacar é que o tutor deve seguir as orientações recebidas do médico veterinário e limpar diariamente com produtos adequados o local da cirurgia. Resumidamente, 3 itens são indispensáveis para recuperação do pet:
1 Conforto, 2 Água e comida de qualidade, 3 Ministrar os medicamentos prescritos pelo médico veterinário corretamente

Duvidas ?
Para mais informações : (12) 36223379 / 996300693
Dr Bruno (12) 974022023
R: Imaculada Conceição, 860 - Imaculada ( Campos Elisios ) Taubate/sp.