Drones são apreendidos em operação da Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal em São José

0
4303

Em uma operação da Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (13), na região do Aquarius, em São José dos Campos. A operação tinha como foco aprofundar investigações sobre compra e venda de drones vindos da China por uma empresa, com possíveis irregularidades na forma de importação dos produtos.

Os agentes federais identificaram duas salas ocupadas pelas empresas investigadas e conseguiram, por decisão judicial o deferimento para a ação nos novos endereços, ondem teriam sido arrecadadas outras mercadorias de origem estrangeira.

Tudo aconteceu após um procedimento fiscal da Receita Federal de São José dos Campos apontar uma utilização de CNPJs em nome de terceiros, pessoas próximas ao administrador do suposto grupo, para emissão de notas fiscais aos clientes finais, com o objetivo de não pagar determinados impostos. Tais fatos já foram identificados em abril de 2017 e resultaram em uma autuação em mais de R$ 18 milhões pela Receita Federal.

Nas investigações teriam se apurado que, além dos crimes de falsidade ideológica na constituição de empresas do grupo e de sonegação fiscal, também teriam indícios de que as empresas estariam comercializando drones vindo da Ásia, com possível importação irregular, para serem vendidos a diversos órgãos públicos como Secretarias de Segurança Estaduais e prefeituras.

Em nota, a Receita Federal afirmou que por conta do sigilo fiscal, não era permitido a informação sobre o nome da empresa.

Fonte: Meon