Frequentadores do Bom Prato Taubaté testam positivo para coronavírus

0
3374

Operação de testagem realizada pela Secretaria de Saúde de Taubaté nesta quinta-feira, dia 16 de julho, identificou mais dois frequentadores do restaurante Bom Prato com coronavírus. Ambos estavam assintomáticos.

Foram aplicados nesta data 60 testes em duas etapas: nas filas de frequentadores nos horários do café da manhã e do almoço.

Na semana passada, outro frequentador do restaurante popular havia testado positivo para a doença. Ele também estava assintomático.

A aplicação dos testes rápidos obedece critérios técnicos e ocorre em pontos estratégicos, por meio de uma avaliação conjunta entre o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus e a Vigilância Epidemiológica. A prioridade é detectar de forma precoce casos da doença em grupos de alta vulnerabilidade e exposição.

Entre os locais mais recentes que passam pelo processo de testagem está o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O cronograma para os próximos dias prevê a aplicação dos testes nos funcionários do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT).

Até o momento já foram realizados 8.751 testes em Taubaté, dos quais 6.300 testes rápidos e 2.451 testes do tipo RT-PCR.

Conforme orientação de especialistas, a ampliação da oferta de testes para a população pode garantir um planejamento com maior eficiência e o desenvolvimento de estratégias regionalizadas ou específicas para determinados públicos de acordo com os resultados apresentados.

Fonte: Diário de Taubaté