HR promove palestra sobre suicídio

0
2918

O Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, traz a palestra ‘Suicídio: Escuta e Diálogo como Forma de Prevenção’, apresentada pela responsável pelo Serviço de Psicologia do HR, Aline Morais Duque. O evento acontece na quarta-feira, dia 25, às 16h, no Salão Nobre, com entrada gratuita para comunidade e profissionais de saúde.

O evento faz parte do projeto ‘Saúde na Comunidade’, promovido pelo Instituto de Estudo e Pesquisa (IEP) do HR, e aproveita para chamar atenção para a Campanha ‘Setembro Amarelo’, que lembra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Contrariando a tendência mundial de queda, o Brasil registrou aumento de 7% no número de suicídios consumados, colocando o ato como segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás somente dos acidentes de trânsito.

No Vale do Paraíba os índices também preocupam. Segundo a Polícia Civil, 41 suicídios foram registrados somente em 2018 pela Seccional de Taubaté, que compreende 10 municípios da região. Em 2019 foram 23 atos consumados de janeiro a agosto, concentrando maior número de registros em Taubaté.

Para a Psicóloga Aline Duque, o evento reforça a importância do diálogo como forma eficaz de prevenção. “O debate nos permite esclarecer mitos, como por exemplo, achar que quem quer se matar de verdade não avisa. Pequenos sinais como dizer que quer dormir e não acordar ou mesmo que não aguenta mais viver já podem e devem ser considerados sinais de alerta”, pontua a profissional.

Além dos mitos e verdades, a palestra trará dados e informações que possam agregar tanto para quem pensa ou já pensou em tirar a própria vida, quanto para quem convive com alguém nesta situação, além daqueles que sobreviveram a uma tentativa de suicídio. “A informação nos dá poder de ação, formas de conduzir situações pessoais e de pessoas a nossa volta. O Suicídio é um ato extremo de desespero, mas que pode ser evitado”, conclui.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (12) 3634-2013 ou pelo e-mail iep@hospitalregional.org.br.

Fonte:
Diário de Taubaté