Inadimplência do consumidor em Taubaté recuou 0,7% em janeiro

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A Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT), em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), divulga os dados que apontam que a inadimplência do consumidor recuou 0,7% no município na comparação mensal de janeiro contra o mês anterior, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 4,0%.

Já o indicador de recuperação de crédito, por sua vez, recuou 0,2% na comparação mensal de janeiro contra o mês anterior, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador diminuiu 4,3%, conforme demonstrativo.

Para o levantamento desses dados, a metodologia para apontar o indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.
O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.

Importante ressaltar que esses números indicam os dados registrados apenas na base do Boa Vista SCPC, e não números totais de inadimplência no município.

A empresa é parceira da ACIT e é precursora do Cadastro Positivo, que apresenta às empresas credoras o histórico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crédito no mercado. Além disso, é pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociação de dívidas, a autoconsulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteção a fraudes. Outra ação de inovação e que está disponível aos associados e não associados é a informação do score, uma pontuação que permite avaliar se o consumidor é ou não um bom pagador, hoje, disponível gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br.

Fonte: Diário de Taubaté e Região