Metalúrgicos aceitam acordo e encerram greve na Avibrás

0
324

Divulgação/Sindicato

Acordo oferece três meses de estabilidade aos funcionários

Paralisação aconteceu devido a demissão de 134 funcionários na sexta

Após assembleia realizada na manhã desta terça-feira (16), os trabalhadores da Avibrás, em Jacareí, aceitaram a proposta da empresa e decidiram por terminar a greve que durou três dias.

Os trabalhadores paralisaram a produção após 134 demissões realizadas na última sexta-feira (12). Para voltar ao trabalho, os colaboradores aceitaram o acordo realizado entre empresa e Sindicato dos Metalúrgicos de São José.

O acordo prevê estabilidade de 90 dias para os trabalhadores que continuam na fábrica, manutenção do nível de emprego e indenização aos demitidos. A fábrica de Jacareí possui cerca de 1.850 trabalhadores.

Além dos direitos garantidos na rescisão, indenizações aos demitidos variam entre dois e quatro salários adicionais, dependendo do tempo de fábrica do trabalhador. De acordo com o sindicato, os trabalhadores demitidos ainda terão mais três meses de convênio médico.

A proposta foi negociada nesta segunda (15) após nove horas de reunião entre representantes da empresa e do sindicato. Segundo o acordo, os dias de greve não serão descontados.

“A empresa estava irredutível e acenava com mais demissões. Este acordo só foi possível graças à mobilização e à paralisação dos trabalhadores”, disse, logo após a reunião desta segunda-feira, o diretor sindical José Dantas Sobrinho.

Fonte: Meon / João Pedro Teles