O que fazer com as crianças em casa durante a quarentena?

0
3471

Pedagoga lista atividades lúdicas e educativas para serem realizadas com as crianças

Crianças em casa, energia de sobra e criatividade zero? Não se preocupe, a coordenadora do curso de Pedagogia da Anhanguera de São José do Campos, professora Cibele Rosa, dá uma ajudinha.

Se bem aproveitada, a quarentena pode ser um bom momento para o desenvolvimento das crianças e fortalecimentos dos laços familiares.

Confira algumas atividades para serem realizadas neste período:

Crianças de 0 a 3 anos – Texturas, canções e brincadeiras simples

Brincadeiras com texturas e objetos alternativos, como panelas, utensílios de cozinha não cortantes, pedras, areia e bola, chamam a atenção dos pequenos. De acordo com a pedagoga, esse tipo de atividade pode prender a atenção deles por cerca de até 30 minutos.

As canções e contação de histórias devem ser realizadas sem o uso de recursos tecnológicos, com estímulo da interação presencial.

Vale lembrar que “Quando a criança começa a ficar chorosa, geralmente é porque já está entediada com a brincadeira”, destaca Cibele.

Crianças de 4 a 5 anos – Colagem, recorte e reciclagem

Atividades que estimulem a criatividade das crianças são importantes. A produção de brinquedos com material reciclável e recorte e colagem são boas opções. “Brinquedos com garrafas pets e potes de iogurte são bem simples de fazer, como por exemplo um telefone sem fio com copos e barbante. Já nas colagens, as crianças têm contato com as letras e figuras fundamentais para a alfabetização”, destaca a pedagoga.

Cibele destaca ainda que é importante ser mantida uma rotina com os pequenos.

Crianças de 6 a 10 anos – Leitura e raciocínio lógico

Atividades de leitura, interpretação de texto e raciocínio lógico são essenciais para essa faixa etária. “Manter esse estímulo neste momento vai fazer que ao voltarem para a escola seja bem mais simples de recuperar outros conteúdos”, explica a professora.

Além de leituras em meios digitais, devem ser estimuladas leituras em meios físicos, se possível. A criação de jogos que envolvam a família toda e também com materiais recicláveis são ótimas opções, de acordo com Cibele.

Fonte: Meon