Parque Tecnológico de Taubaté completa quatro anos, mas nunca teve nenhuma atividade

0
3236

O Parque Tecnológico de Taubaté completa nesse domingo quatro anos de existência. Mas, embora tenha sido inaugurado oficialmente no dia 28 de junho de 2016, o espaço permanece em uma situação bem diferente da que se esperava.

Em vez de manter centenas de empresas, com geração de empregos e inovação, a área de 731.000 m² no Distrito Industrial do Una não foi palco de nenhuma atividade nos últimos 48 meses.

E o pior: o governo Ortiz Junior (PSDB) não tem nenhuma previsão de quando esse espaço, que hoje consiste em uma área tomada por mato e sem nenhuma construção, receberá qualquer atividade.

Entre 2014 e 2016, o espaço recebeu obras de terraplenagem, pórtico, infraestrutura, placas de sinalização e identificação. O investimento foi de R$ 3,98 milhões, sendo R$ 300 mil da Prefeitura e o restante de empresas, como contrapartida por doações de área.

Desde 2016, nada andou. O restante das obras de infraestrutura no local, previstas para as fases dois e três, não tem sequer projeto executivo elaborado. Sem isso, a Prefeitura não sabe, por exemplo, quanto precisará investir no espaço. Dividida em 472 lotes, a área não tem nem estrutura de água e esgoto.

O governo Ortiz culpa a crise financeira de 2014 e o atual cenário econômico mundial pelo fracasso do projeto.

Fonte: O Vale