Prefeitura de São José começa a vacinar grávidas, puérperas e pessoas com deficiência grave; veja locais e horários

0
4897

A Prefeitura de São José dos Campos começa a vacinar nessa terça-feira (8) grávidas e puérperas sem comorbidades contra a Covid-19. No mesmo dia, tem início a aplicação da primeira dose em pessoas com deficiência grave sem cadastro no BPC (Benefício de Prestação Continuada).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação de grávidas e puérperas é permitida a partir dos 18 anos e acontece das 8h às 12h nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no drive-thru do Cefe, com o uso da vacina CoronaVac, já que a AstraZeneca ainda não pode ser utilizada para esse público.

É preciso apresentar documento oficial que tenha CPF, comprovante de endereço na cidade e cartão de pré-natal atualizado (grávidas) e certidão de nascimento da criança de até 45 dias (puérperas). As gestantes com comorbidades que ainda não receberam a vacina também podem se dirigir aos postos de saúde.

DEFICIÊNCIA GRAVE.

Para as pessoas com deficiência, o imunizante será da Fiocruz/Astrazeneca que estará disponível nas UBS Resolve e Cefe, das 8h às 12h e também nas quatro unidades da Casa do Idoso, das 8h às 17h. Nesta etapa não será obrigatório comprovar à inscrição no BPC.

O grupo de pessoas com deficiência inclui:

– Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

– Grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;

– Grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos;

– Alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar etc.

Os documentos necessários são original e cópia do relatório médico com especificação da deficiência grave e/ou documento oficial que comprove a condição que ficará retida na unidade, além do documento oficial com foto que tenha CPF e comprovante de endereço em São José dos Campos.

Fonte: O Vale
Foto: Adenir Britto/PMSJC