RMVale tem ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado

0
753
Segundo OMS, vacina irá prevenir contra o
vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B

Secretaria de Saúde prevê imunização de 631,7 mil até o final da campanha

As unidades de saúde de toda a RMVale estarão funcionando neste sábado (12) para a realização do ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe. Desde o início da campanha, no dia 23 de abril, até o momento, foram imunizadas 227,9 mil pessoas, das cerca de 631,7 mil previstas na meta.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mães que tiveram filhos até 45 dias após o parto), detentos e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

“O ‘Dia D’ deste sábado é uma oportunidade para que as pessoas que têm rotinas mais intensas durante a semana possam comparecer aos postos e garantir sua proteção contra a gripe. A vacinação é gratuita e está disponível para todos os grupos do público-alvo”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica a diretora.

Vacinação no dia D

Em Taubaté, as vacinas estarão disponíveis 8h às 17h, sem intervalo de almoço, nas unidades da Independência, Fazendinha, Gurilândia, Aeroporto e Mourisco. O salão paroquial da Igreja Menino Jesus, ao lado da UBS Mais Independência, estará fechado para vacinação neste sábado (12).

Já em São José dos Campos, haverá 17 postos volantes para atender a população. Os postos de vacinação estarão em supermercados, UPA´s (Unidades de Pronto Atendimento), associações de bairro e no Hospital de Clínicas Sul. O atendimento será das 8h às 12h ou das 8h às 17h, dependendo do local.

Locais de vacinação do Dia D em São José dos Campos

Hospital Clínicas Sul (Parque Industrial) – 8h às 17h

UPA Putim – 8h às 17h

UPA Eugênio de Melo – 8h às 17h

UPA Alto da Ponte – 8h às 17h

UPA São Francisco Xavier – 8h às 17h

Hipermercado Atacadão (Vila Industrial) – 8h às 12h

Supermercado Carrefour (Aquarius) – 8h às 17h

Coop Santana – 8h às 17h

Coop Novo Horizonte – 8h às 17h

Comercial Esperança (Centro) – 8h às 12h

Farmácia Comunitária Petiti (Vila Ema) – 8h às 17h

Mercado Alto da Ponte – 8h às 12h

Savema – Sociedade Amigos da Vila Ema – 8h às 17h

Supermercado Máximo (Bosque dos Eucaliptos) – 8h às 12h

Supermercado Nagumo (Vista Verde) – 8h às 17h

Supermercado Shibata (Jardim Oriente) – 8h às 17h

Supermercado Walmart (Jardim Satélite) – 8h às 17h

Fonte: Meon