São José inicia vacinação contra febre aftosa e raiva nesta segunda (4)

0
4170

São José dos Campos inicia, nesta segunda-feira (4), a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa e a raiva. Podem ser vacinados gratuitamente bovinos e bubalinos de todas as idades, até 31 de maio, na área rural de São José e no distrito de São Francisco Xavier.

Apesar de não representar risco para a saúde humana, a febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos produtores. A vacina é fundamental para garantir a sanidade do rebanho e manter a comercialização de carne, seja para o mercado interno ou para exportação.

A doença não é transmitida pelo consumo de carnes, leite e derivados de animais infectados. Alguns casos de sintomas nas mãos e outros sintomas leves foram relatamos em pessoas que lidavam de forma muito próxima de animais infectados.

Por outro lado, a raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o sistema nervoso central tanto do homem, como de animais.

Segundo a prefeitura, devido às medidas de quarentena por conta do combate ao coronavírus, a declaração da vacinação será concedida até 30 de junho, afim de evitar aglomeração nos locais de atendimento ao produtor rural. Para os produtores que precisarem de ajuda para preenchimento da declaração, podem procurar apoio do Ponto Rural.

Divulgação/Prefeitura de SJC