Verão: saiba o que fazer para manter a saúde em dia

0
4409

Nutricionista ainda alerta a importância de ingerir bastante água neste verão

O verão desperta uma necessidade de dar mais atenção ao corpo, não só por questão estética, mas porque as altas temperaturas representam ser inimigo para a circulação sanguínea.

Com o excesso de calor, as veias do corpo se dilatam, o que pode causar inchaço, formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés. Por todas essas razões é necessário que ter uma boa alimentação no verão.

A ideia é chegar aos dias mais quentes com saúde e vontade de curtir o sol sem preocupação. De acordo com a nutricionista Luanna Caramalac, os alimentos que devem ser privilegiados no verão são as frutas, as verduras e os legumes, já que são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes.

Ela ainda comenta que é importante manter todas as refeições e moderar nos açúcares e doces. “No verão, acontece uma queda em nossa taxa de metabolismo basal, por isso prefira alimentos leves. Coma verduras e legumes no almoço e no jantar, e frutas na sobremesa e nos lanches”, conta a nutricionista.

Luanna ressalta a importância de consumir leite e derivados, já que eles são excelentes para o verão desde que consumidos na quantidade recomendada.

A nutricionista ainda alerta a importância de ingerir bastante água. “Quando se bebe muita água, o corpo estimula o funcionamento dos rins, ativa a circulação e elimina as toxinas existentes no organismo para deixá-lo em equilíbrio”, explica. Ela ainda diz que é preciso tomar cuidado com o excesso de álcool. “O álcool atrapalha na sua hidratação e no funcionamento dos rins, impedindo as toxinas de deixarem o organismo facilmente”, complementa.

As atividades físicas também são importantes para manter o corpo saudável. Além de melhorar a circulação, reduz e controla algumas doenças como a diabete, e também promove o bem-estar físico e mental. Mas é importante ressaltar que é recomendável evitar horários entre 10h às 16h, para corrida de rua, por exemplo, onde o sol está muito forte e pode causar insolação e desidratação.

Fonte: Meon