O prefeito de Taubaté, José Saud, autorizou a comitiva da Defesa Civil a permanecer mais dias em Canoas, após pedido formal do órgão da cidade gaúcha. O município vai enviar um comboio paraŕ que não falte apoio e alimentação aos novos voluntários e agentes do órgão que viajam nesta quarta-feira, dia 15.
O anúncio para prolongar a permanência em Canoas foi feito ontem pela diretora da Defesa Civil, Samara Ramos Baydoun, que teve a garantia da Prefeitura que nada faltará para que a comitiva cumpra a finalidade de ajudar na reconstrução da cidade. Samara lembra que o Estado do Rio Grande do Sul enfrenta “uma das piores tragédias” com as enchentes causadas pela chuva. “Estamos tendo uma experiência única em termos de capacitação em salvamento de resgate, e isso é muito importante para nosso trabalho.”
Samara destacou a participação dos voluntários do Grupo Suçuarana. “Eles estão sendo o braço direito da Defesa Civil. Porque todo material de resgate que pego é acompanhado da equipe da empresa.” A diretora fez um apelo para que os taubateanos continuem a fazer as doações, porque “a Defesa Civil somos todos nós”.
Para continuar a contribuir na recuperação de Canoas, no Rio Grande do Sul, 21 das 42 taubateanos continuam na cidade a pedido da Defesa Civil local. Na manhã desta terça-feira, dia 14, chegaram a Taubaté 21 voluntários, entre eles três veterinários que desceram do ônibus com cães que adotaram naquela cidade.
GRANDE ENCHENTE
A diretora da Defesa Civil de Taubaté disse que teve uma reunião no domingo, dia 12, ocasião em que a Defesa Civil do Estado informou que a água do rio Guaíba deve subir acima de 6 metros, devendo ocorrer nova grande enchente, assim como em Nova Santa Rita, São Leopoldo, Esteio, entre outras cidades.
O receio da diretora é que o local onde está alojada a Defesa Civil de Taubaté é ficar ilhada.
APOIO DA GCM
No domingo foi à base da Defesa Civil as doações recebidas na campanha solidária realizada no Residencial Parque Tamoios. Devido à grande quantidade de doações, o condomínio precisou do apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) para fazer o transporte.
O gestor da GCM, Caian de Moraes Rodrigues, atendeu prontamente o pedido e designou uma equipe para transportar as doações.
Além do síndico Robson Minoni Moreira, que é da Guarda Civil, também ajudaram no transporte os GCMs Alex Junior dos Santos, Tatiane Vanessa Florêncio Godoy e Douglas Donizeti da Silva.
SOLIDARIEDADE
As doações arrecadadas pelo Cavex (Comando de Aviação do Exército) foram transportadas por três carretas totalizando 150 toneladas, e chegaram a Canoas na tarde de terça-feira, dia 13.
O Fussta (Fundo de Solidariedade e Assistência Social de Taubaté) arrecadou mais duas toneladas de alimentos, absorventes, leite, roupas, colchão e água, doações que também estão no prédio da Defesa Civil.