Um relatório geotécnico elaborado recentemente na avenida Antônio de Queiroz Filho, no Jardim Independência, constatou que os deslocamentos de terra e fissuras em residências registrados no início do ano foram causados em decorrência da sobrecarga da pressão de água gerada pelo vazamento da rede da Sabesp, que passava pela viela próximo à via.
O estudo foi desenvolvido por empresa especializada, contratada pela Prefeitura de Taubaté, que reuniu pareceres técnicos, relatórios de sondagens e fotográfico, análises documentais, referências bibliográficas, sondagens a percussão e análises geotécnicas.
As pesquisas realizadas destacaram ainda que a rede de água estava em desacordo com as diretrizes técnicas e foi executada de forma inadequada, sem sistemas que pudessem resistir a movimentações típicas do solo do local.
Outro aspecto destacado durante as análises desenvolvidas comprovaram que nos últimos dez anos ocorreram volumes de chuvas semelhantes e até superiores ao registrado no início do ano nessa região, sem que houvesse deslizamentos. Para isso foram levantados os índices de chuva, de estações próximas, dos últimos dez anos pelo sistema do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).
O relatório é composto por 128 páginas, contendo ainda documentos relacionados a investigações geotécnicas, caracterização geológica local, perfis geológicos técnicos, evolução das manifestações patológicas, considerações e instalação das tubulações, entre outros.
Com o resultado do laudo em mãos, a expectativa é que as medidas administrativas e judiciais cabíveis sejam tomadas para sanar todos os problemas constatados em relação à via e às residências.
ATUALIZAÇÃO DAS OBRAS
Independente do resultado do laudo, a Prefeitura não vai esperar a responsabilização da Sabesp para finalizar os serviços iniciados no local. O valor total das obras está estimado em R$ 2,5 milhões.
Até o momento foi realizada a troca de solo nos pontos mais danificados da avenida, cravação de perfis metálicos e montagem de contenção de gabião, recomposição da linha de drenagem já existente e instalação de uma nova linha, além do início da recomposição do leito carroçável