A Petrobras anunciou nesta terça-feira (26) a abertura de um concurso público para cargos de nível técnico, oferecendo 916 vagas e um salário inicial mínimo de R$ 5.878,82.
Além disso, há a disponibilidade de 5.496 vagas para formação de cadastro de reserva.
As inscrições estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (28) e permanecerão até 31 de janeiro de 2024, com uma taxa de inscrição de R$ 62,79.
A prova está programada para ocorrer em 24 de março de 2024.
O concurso visa selecionar profissionais de nível técnico em diversas áreas, tais como enfermagem do trabalho, inspeção de equipamentos e instalações, logística de transportes (controle), manutenção (caldeiraria, elétrica, instrumentação, mecânica), operação, operação de lastro, projetos, construção e montagem (edificações, elétrica, instrumentação, mecânica), química de petróleo, segurança do trabalho, e suprimento de bens e serviços (administração).
A comprovação de experiência profissional não é exigida. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) será responsável pela organização do processo seletivo, que terá uma validade inicial de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Petrobras.
Uma novidade deste concurso é a inclusão de uma reserva de 20% das vagas para pessoas com deficiência (PCD), ultrapassando o limite mínimo de 5% estabelecido por lei.
Os candidatos contratados terão acesso a benefícios específicos para PCD, incluindo a opção de teletrabalho cinco dias por semana para aqueles em regime administrativo, bem como reembolso de auxílio cuidador para os que dependem de cuidados profissionais específicos.
Além disso, 20% das vagas são destinadas a candidatos negros, conforme a legislação.
Essa reserva de vagas para PCD, além das demais ações de inclusão, reforça o compromisso da Petrobras com a diversidade, que inclui a meta de ter 25% de pessoas negras e 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030.
O concurso também implementou medidas para facilitar o acesso de pessoas com deficiência, como o aumento da validade do laudo que atesta a deficiência para 36 meses (antes era de 12 meses) e a possibilidade de solicitar adaptações razoáveis e/ou fornecimento de tecnologias assistivas no dia das provas, considerando as necessidades individuais dos candidatos.
A distribuição regional das lotações também está contemplada no concurso e os detalhes sobre a quantidade de vagas, requisitos de formação, locais de prova e distribuição regional podem ser consultados no edital.