Depois de uma longa viagem de Taubaté à cidade gaúcha de Canoas, a comitiva chefiada pela Defesa Civil da Prefeitura Municipal chegou à cidade com mais de 40 pessoas e já recebeu as primeiras orientações de como ajudar na reconstrução após sofrer graves consequências devido às chuvas.
A missão saiu às 23h40 de quarta-feira, dia 8, e chegou depois das 11h desta sexta-feira, dia 10 de maio, praticamente um dia e meio. O atraso se deveu a alguns fatores, como dificuldade de pedágios no Estado do Paraná em aceitar a livre passagem dos veículos. A coordenação da Defesa Civil estava com a documentação necessária, e conseguiu provar que a comitiva de Taubaté estava se dirigindo a Canoas para atender a comunidade da cidade.
A equipe se apresentou à Defesa Civil de Canoas, que foi encaminhada ao alojamento reservado para Taubaté. O caminhão fez a entrega de quatro toneladas de doações recebidas em Taubaté, e equipamentos da Defesa Civil. As pessoas e os nove veterinários voluntários já começaram a atender a população e os animais.
SITUAÇÃO PRECÁRIA
Em postagem nas redes sociais, a diretora da Defesa Civil, Samara Ramos Baydoun, mostrou a “situação precária” da cidade alagada, muito frio, ainda chovendo, barro por todo lugar, sem energia elétrica. Estão sendo usados os geradores que a comitiva levou.
A diretora agradeceu o apoio do prefeito José Saud e às pessoas que fizeram as doações, que terminam às 13h deste sábado, dia 11, na sede da Defesa Civil, na avenida Prof. Gentil de Camargo, s/n, no Parque Três Marias.
HOMENAGEM
São os seguintes os da Defesa Civil que estão em Canoas:
Ônibus da Defesa Civil: motoristas e agentes Paixão e Migoto; ônibus da Expresso Redenção: motoristas e agentes Adriano e Cocielo; caminhão: motoristas e agentes Del Vale e Froes; rádio amadorismo: agente Odilon; enfermeiro e agente Valdemir; comunicação e relatório diário: agente Veiga; coordenador da Defesa civil e responsável pela operação em campo agente: Rocha; além de nove veterinários e dois socorristas de São Paulo.