Abertura do presépio terá uma das folias mais antigas do Vale

O Ciclo de Natal, no Museu do Folclore de São José dos Campos, terá seu ápice neste domingo (8), a partir das 14h, quando 5 Folias de Reis participarão da abertura do presépio, montado na área externa da exposição. Confira abaixo o perfil de cada folia.

Entre elas, a Folia de Reis Filhos do Oriente, de Jacareí, uma das mais antigas do Vale do Paraíba, com 65 anos de existência. Criada em 1959, a folia tem 20 integrantes. Além do mestre Luiz Gonçalves de Souza, o grupo tem 3 contramestres: José Araújo, Bento e Juarez.

Toda a atividade será aberta ao público, que pode acompanhar e vivenciar de perto os momentos de cada folia. No mesmo dia, o Museu do Folclore vai comemorar seus 27 anos de criação, com direito a bolo e refrigerante.

O presépio deste ano foi montado pela artista popular Eunice Coppi, 65 anos, mineira de Sabará. Todas as figuras foram produzidas por ela, com a técnica de empapelamento, onde são utilizados papel e goma. Quando pequena, Eunice criava brinquedos usando barro e palha de milho.

Depois de aberto, o presépio poderá ser visitado no mesmo horário de funcionamento da exposição do Museu do Folclore: de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Seu fechamento ocorrerá no dia 26 de janeiro de 2025, quando acontecerá a 27ª Chegada das Bandeiras.

Folia de Reis de Santana

  • Criação: 2006 (18 anos).
  • Mestre: Antonio Lima dos Santos (Toninho).
  • Contramestre: não tem.
  • Total integrantes: 25.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC