Alunos da Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas, criada para formar profissionais técnicos em manutenção de aeronaves, realizam estágio no Comando de Aviação do Exército em Taubaté.
Por meio de um convênio, os docentes que apresentam as melhores notas na escola têm a oportunidade de fazerem estágio monitorado no Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército.
Para os jovens é uma oportunidade enriquecedora e única, visto que estágio prático os habilitam a entrar no mercado de trabalho, tanto na indústria quanto em empresas de manutenção aeronáutica. Eles são preparados também para os exames da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Além das oportunidades no mercado civil, as Forças Armadas disponibilizam vagas para mecânicos de aeronave. Ex-alunos são atualmente militares, trabalhando na manutenção e ensinando os futuros mecânicos como declara o 3º sgto. Semionato: “Hoje eu tenho a oportunidade de estar nesta posição de ex-aluno e auxiliar no aprendizado deles que vem fazer o estágio aqui com a gente”.
Os alunos possuem contato direto com os helicópteros da Aviação do Exército e são distribuídos nas linhas de manutenção de aeronaves como Fennec AvEx (Esquilo), Pantera K2, Jaguar e Cougar.
Para o capitão Fontana, a oportunidade de contato com os alunos também é importante para o Exército, que “reforça sua missão, seu valor perante a sociedade, e contribui na parte de manutenção e na formação de recursos humanos no Brasil”.