Cerca de 80 toneladas de areia serão utilizadas para produção dos tapetes coloridos
Caçapava se prepara para a celebração de Corpus Christi, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 30 de maio. Neste ano, cerca de 1.500 voluntários devem participar da confecção dos tradicionais tapetes de areia colorida para a procissão. Serão empregadas cerca de 80 toneladas de areia para produção dos enfeites.
As ruas por onde passará a procissão serão interditadas a partir das 19h desta quarta-feira (29). Os trabalhos para produção dos enfeites começam por volta das 20h. A interdição das vias se estende até das 23h do dia 30. Os motoristas são orientados a retirarem os carros dessas vias durante esse período para que as equipes de voluntários possam trabalhar (VEJA AQUI AS RUAS QUE SERÃO INTERDITADAS).
A celebração é organizada pela Forania de Caçapava, que reúne um conjunto de seis paróquias do município, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
A programação religiosa terá início às 16h, com missa solene no Campo do Padre (Vila Pantaleão). Na sequência, sairá a procissão pelas ruas enfeitadas. São cerca de 3 km de vias decoradas. Haverá uma parada em frente à Igreja Matriz para a bênção do Santíssimo Sacramento e, após, seguirá até o Santuário de Santo Antonio de Pádua para a bênção de encerramento da celebração.
Sobre o Corpus Christi em Caçapava
Neste ano, o Corpus Christi de Caçapava foi incluído novamente no calendário de eventos do Ministério do Turismo. No município, a tradição de enfeitas as ruas para a procissão de Corpus Christi tem mais 60 anos.
De acordo com o diácono Adonis de Souza Pinto, que participa da organização da celebração, a prática de decorar as ruas com os tapetes coloridos teve início em 1963, quando as famílias que residiam próximas às vias por onde passava a procissão, começaram a enfeitar a frente de suas casas.