“Chamadão da EJA” acontece em São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, está reforçando a importância da campanha nacional “Chamadão EJA”, promovida pelo Ministério da Educação (MEC).

A ação visa ampliar o acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) modalidade voltada a pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental na idade regular, e segue até 13 de fevereiro.

A iniciativa integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, promovido pelo Governo Federal, e busca mobilizar jovens, adultos e idosos a retomarem os estudos.

O objetivo é reforçar a educação como ferramenta de transformação social, desenvolvimento pessoal e ampliação de oportunidades profissionais.

Quem pode participar

Podem se inscrever na EJA munícipes com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano). As inscrições ocorrem durante todo o ano letivo, mas realizar a matrícula no início das aulas facilita a organização da rotina escolar.

Os interessados podem se inscrever diretamente nas unidades escolares que oferecem a modalidade ou no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), localizado dentro do Cefe(Centro de Formação do Educador), que fica na Av. Olivo Gomes, 250, em Santana.

Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar documento de identificação com foto (RG), comprovante de endereço e informar a última série/ano cursado.

Outra opção é solicitar informações e orientação pelo telefone 156 da Prefeitura, que também auxilia no encaminhamento da matrícula conforme a escola mais próxima ou adequada ao estudante.

Como funciona a EJA?

A EJA oferece duas etapas de ensino:

 EJA I – Anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

 EJA II – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Além disso, o CEJA disponibiliza atendimento com horário mais flexível para auxiliar quem precisa conciliar estudo e trabalho.