A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, está reforçando a importância da campanha nacional “Chamadão EJA”, promovida pelo Ministério da Educação (MEC).
A ação visa ampliar o acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) modalidade voltada a pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental na idade regular, e segue até 13 de fevereiro.
A iniciativa integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, promovido pelo Governo Federal, e busca mobilizar jovens, adultos e idosos a retomarem os estudos.
O objetivo é reforçar a educação como ferramenta de transformação social, desenvolvimento pessoal e ampliação de oportunidades profissionais.
Quem pode participar
Podem se inscrever na EJA munícipes com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano). As inscrições ocorrem durante todo o ano letivo, mas realizar a matrícula no início das aulas facilita a organização da rotina escolar.
Os interessados podem se inscrever diretamente nas unidades escolares que oferecem a modalidade ou no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), localizado dentro do Cefe(Centro de Formação do Educador), que fica na Av. Olivo Gomes, 250, em Santana.
Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar documento de identificação com foto (RG), comprovante de endereço e informar a última série/ano cursado.
Outra opção é solicitar informações e orientação pelo telefone 156 da Prefeitura, que também auxilia no encaminhamento da matrícula conforme a escola mais próxima ou adequada ao estudante.
Como funciona a EJA?
A EJA oferece duas etapas de ensino:
• EJA I – Anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
• EJA II – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
Além disso, o CEJA disponibiliza atendimento com horário mais flexível para auxiliar quem precisa conciliar estudo e trabalho.



























