O deslocamento da frente fria deve vir acompanhado por pancadas de chuva e ventos com rajadas neste final de semana em Taubaté e região.
Neste final de semana, Taubaté e região receberam um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo, que prevê pancadas de chuva e ventos com rajadas que podem chegar a 70 km/h devido ao deslocamento de uma frente fria. Além disso, está prevista uma queda expressiva nas temperaturas, com mínimas abaixo dos 10°C nos próximos dias.
Durante este período, em que as variações entre as temperaturas máximas e mínimas ao longo do dia são significativas, recomenda-se adotar algumas medidas para reduzir o consumo de energia, como tomar banho nas horas mais quentes do dia para economizar eletricidade.
No inverno, o tempo de luminosidade natural é reduzido. Para aproveitar ao máximo a luz solar e minimizar o uso de iluminação artificial, mantenha cortinas e persianas abertas durante o dia. Lembre-se de apagar as luzes ao deixar um ambiente e opte por utilizar lâmpadas LED e eletrodomésticos com classificação de alta eficiência energética, contribuindo assim para a redução no consumo de energia e nos custos.
Com a queda nas temperaturas, uma outra medida eficaz é ajustar a potência da geladeira, que necessitará de menos esforço para manter os alimentos refrigerados. Evite também armazenar alimentos ainda quentes, pois a geladeira é responsável por cerca de 30% do consumo total de energia em uma residência.
O gestor de operações da EDP, Stevon Schettino, enfatiza a importância das medidas de segurança durante tempestades.
“Para garantir a segurança de todos e evitar acidentes, a EDP orienta que a população nunca se aproxime de cabos partidos ou fios caídos e evite buscar abrigo sob árvores. Em caso de incidência de raios, é recomendável desligar aparelhos eletroeletrônicos sensíveis, como televisores, videogames e computadores.”
Em qualquer ocorrência envolvendo a rede elétrica, a EDP deve ser acionada. Para entrar em contato, lingue para o Central de Atendimento ao Cliente pelo número: 0800 721 0123, ou entre em contato pelo WhatsApp: (11) 93465-2888.