Dia Nacional da Inclusão é comemorado com programação especial no Parque da Moçota

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, o Parque Ecológico da Moçota será o cenário para o evento em menção ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Alunos do Conviver, da APAE, do Trotando em Frente e do Essência Azul vão participar de um grande piquenique, com apresentações musicais, teatro e brincadeiras. O evento acontece em dois horários, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

Toda a programação tem o apoio da secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, que, dentro das ações da Semana do Trânsito, estará no local para informar as pessoas sobre como solicitar o cartão PCD.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico participará com uma equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que estará à disposição nos dois horários para fazer o cadastro de pessoas com deficiência que queiram se posicionar no mercado de trabalho.

A secretaria de Esporte e Entretenimento vai participar com recreação para as crianças, oferecendo brincadeiras como pintura, cama elástica, vôlei, futebol e tênis de mesa. Desenvolvimento Social vai tirar dúvidas sobre a carteirinha do TEA e a Secretaria de Saúde será representada pelo CAPS Infantil e a Reabilitação, esclarecendo sobre os serviços disponibilizados.

Além da participação das secretarias municipais, haverá apresentação cultural dos alunos, com Banda Batuque da APAE e a música “Ser diferente é normal”, cantada pelos alunos da APAE e do Conviver. Os alunos da APAE também apresentarão um teatro sob o tema “Quem pegou a toca do Saci?”.

Quem quiser participar do piquenique, basta chegar no local no horário programado, levando seu próprio lanche.

O Setembro Verde é a campanha que tem por objetivo dar mais visibilidade à luta das pessoas com deficiência, que sempre estiveram longe dos espaços de fala e decisão, seja por preconceito, discriminação ou estigma.

A maioria das pessoas com deficiência ainda enfrenta dificuldade no acesso a direitos básicos como saúde, educação, habitação e trabalho. A data foi criada a fim de levar a população à reflexão sobre o respeito às diferenças e a criação de uma sociedade mais justa e sustentável para todos.