Prazo para convenções partidárias terminou nesta segunda-feira. Registros das candidaturas devem ser feitos até 15 de agosto.
Seis partidos oficializaram candidatos ao cargo de prefeito de São José dos Campos para o próximo mandato, entre 2025 e 2028. As eleições municipais acontecem em outubro deste ano.
Se encerrou nesta segunda-feira (5) o prazo para que os partidos realizassem convenções partidárias para escolher os candidatos a prefeito e vice, além de definir coligações para as eleições municipais.
Agora, os partidos têm até o dia 15 de agosto para oficializar o registro dos nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral.
Veja, em ordem alfabética, quais candidatos à Prefeitura de São José dos Campos estão na disputa:
- Anderson Farias (PSD)
- Dr. Elton (União Brasil)
- Eduardo Cury (PL)
- Toninho Ferreira (PSTU)
- Wagner Balieiro (PT)
- Wilson Cabral (PDT)
O período de propaganda eleitoral começa no dia 16 de agosto, enquanto a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV tem início no dia 30 de agosto.
O 1º turno está marcado para 6 de outubro. Já o 2º turno, caso necessário, será no dia 27 de outubro.
Quem são os candidatos
Anderson Farias (PSD)
Anderson Farias tem 49 anos e é o atual prefeito da cidade. Foi eleito como vice em 2020, mas assumiu o Paço após a eleição de Felicio (PSD) como vice-governador, ao lado de Tarcísio (Republicanos). Antes do PSD, Anderson chegou a ser presidente municipal do PSDB.
O policial militar da reserva Coronel Wilker dos Santos Lopes, de 50 anos, foi o escolhido para concorrer como vice-prefeito com Anderson Farias.
Prefeito Anderson Farias Foto: Reprodução / TV Vanguarda
Dr. Elton (União Brasil)
Médico gastroenterologista, Dr. Elton tem 50 anos e atuou como vereador por duas vezes, sendo eleito deputado estadual em 2022. Antes de se filiar ao União Brasil, já passou pelo MDB, PSC e Podemos.
A vereadora Dulce Rita, também do União Brasil, será a candidata a vice.
Dr. Elton foi oficializado como candidato a prefeito em São José pelo União Brasil Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Eduardo Cury (PL)
Eduardo Cury tem 60 anos e é engenheiro. Foi prefeito de São José por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012, além de ter sido eleito deputado federal duas vezes (2014 e 2018). Antes de se filiar ao PL, ele passou pelo PSDB.
O vice na chapa de Cury será José Mello, presidente do PSDB em São José e ex-presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) da cidade.
PL oficializa Eduardo Cury como candidato a prefeito de São José dos Campos, SP Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Toninho Ferreira (PSTU)
Advogado, Toninho Ferreira tem 66 anos e é presidente municipal do PSTU – partido ao qual sempre foi filiado. Nasceu em Guaranésia (MG) e foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José em duas ocasiões. Concorreu à prefeitura nas eleições de 2008 e 2016.
A advogada Janaína dos Reis (PSTU), de 47 anos, será a candidata à vice-prefeita com Toninho.
Toninho Ferreira (PSTU) é candidato a prefeito em São José dos Campos, SP Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Wagner Balieiro (PT)
Wagner Balieiro tem 46 anos, é engenheiro eletricista e foi vereador em São José por quatro mandatos. Sempre foi filiado ao PT. É a segunda vez que ele concorre à prefeitura – a primeira foi em 2020. Ele já foi secretário de transporte e de governo.
A vice na chapa de Balieiro é Marina Sassi (PSOL), de 35 anos.
Wagner Balieiro (PT) Foto: Divulgação/Wagner Balieiro
Wilson Cabral (PDT)
Wilson Cabral, de 55 anos, é doutor em Economia e professor do ITA. Já atuou em Conselhos de Saneamento Básico e Meio Ambiente, além da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Antes do PDT, ele já foi filiado à Rede Sustentabilidade. Essa será a primeira vez que ele disputa eleição para prefeito.
A vice na chapa será Nadia Assad (PDT), de 68 anos.
PDT oficializa candidatura de Wilson Cabral a prefeitura de São José dos Campos, SP Foto: José Eymard/TV Vanguarda
Fonte: G1