A Atenção Primária à Saúde realiza ações de orientação sobre a fibromialgia e Alzheimer nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) para usuários dos serviços, em Taubaté.
As atividades que tiveram início no dia 19 acontecem até o último dia do mês, considerando a campanha nacional do Fevereiro Roxo, que busca conscientizar a população para estas doenças.
A fibromialgia atinge as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido. A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada dez pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.
Em Taubaté, pacientes residentes no município e com diagnóstico de fibromialgia podem se informar na Policlínica para a confecção da carteirinha que garante direitos.
Já o Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo a capacidade de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.
PERDA DE HABILIDADES
O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, existem no país cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade e destas, 6% têm a doença.
Confira abaixo as datas e locais das ações:
Dia 23: ESF Piratininga (fibromialgia);Dia 26: ESF Novo Horizonte (fibromialgia);Dia 27: ESF Santa Tereza (fibromialgia e Alzheimer);Dia 27: ESF Vila São José (Alzheimer);Dia 28: ESF São Gonçalo (fibromialgia);Dia 28: ESF Jaraguá (fibromialgia);
Dia 29: ESF Santa Tereza (fibromialgia).