Greve da coleta de lixo em Jacareí, após não pagamento da 1ª parcela do 13º aos coletores, foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (02/12).
Na sexta-feira (29), o presidente do Sindicato dos Condutores, Ronaldo Costa, já havia divulgado comunicado sobre a possibilidade de greve, o que se confirma, agora, após assembleia da categoria na manhã desta segunda. A Prefeitura de Jacareí reconhece o atraso no repasse à Ambiental e promete solucionar o problema nesta semana.
Os funcionários da Ambiental cruzaram os braços porque não receberam a primeira parcela do 13º salário e vale refeição/alimentação. Além disso, houve o bloqueio do convênio médico, de acordo com o Sindicato. O prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º venceu no sábado (30/11).
“Será que o prefeito vai ter a cara de pau de ir para a rádio e meter o pau no Sindicato e nos trabalhadores? Falar que nós não avisamos com antecedência que a coleta de lixo iria parar na cidade, porque ele não cumpriu com compromissos dele que é pagar a tomadora de serviços. Quero cobrar cada vereador. Que eles possam cobrar do prefeito a respeito do compromisso. Nós queremos só o que é da classe trabalhadora”, disse Ronaldo Costa, presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.
Ronaldo disse que a empresa o informou que a Prefeitura tem um débito muito grande e não foi feito o repasse, “alguma coisa deste tipo e os trabalhadores não irão pagar essa conta”.
Outro lado
Neste domingo a Prefeitura confirmou a falta de repasse à empresa responsável pela coleta de lixo em Jacareí e admite que o atraso no repasse de valores acontece desde 25/11 e que o pagamento à Ambiental vai acontecer esta semana.
Fonte: Vale News