O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) classificou o Vale do Paraíba como área de “grande perigo” para chuvas intensas neste final de semana.
A “mancha vermelha” no mapa do Inmet põe o Vale em uma grande área que vai do Litoral Norte, passando por Jundiaí e a região de Campinas, e segue até o sul dos estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo, mais o sul e sudoeste de Minas Gerais.
Segundo a previsão, podem ocorrer chuvas nessa área com intensidade superior a 60 milímetros de precipitação por dia, chegando a 100 mm, volume capaz de causar inundações e deslizamentos de terra. Também há chance de ventos superiores a 100 km/h.
“Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”, informou o Inmet.
TEMPERATURAS.
Em São José dos Campos, ainda segundo o Inmet, as temperaturas irão variar entre 14ºC e 21ºC no final de semana, com muita nebulosidade e chuvas isoladas. A umidade do ar estará elevada, entre 80% e 100%.
Taubaté tem condição semelhante, com os termômetros variando entre 16ºC e 21ºC e com nebulosidade em alta e chance de chuva.
No Litoral Norte, o calor vai variar entre 17ºC e 26ºC e o dia será com muitas nuvens no céu e chuvas isoladas. Mesma condição de chuva para Campos do Jordão, que terá temperaturas mais baixas, entre 12ºC e 17ºC.
Guaratinguetá, no Vale Histórico, também terá bastante nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas. Os termômetros devem variar entre 13ºC e 22ºC.
INSTRUÇÕES EM CASO DE CHUVAS FORTES
Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).