A Semana do Meio Ambiente em Caçapava terá uma programação que engloba, além de ações paralelas, três momentos distintos no mês de junho. A principal atração será a Caravana Ambiental, um projeto socioeducativo que será realizado no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee e na Praça da Bandeira.
A Abertura da Semana do Meio Ambiente acontece no dia 5 de junho, quarta-feira, às 10h, na Praça da Bandeira, para toda a população. Na ocasião, haverá a presença do idealizador e coordenador do projeto, Raul Ambrozi, além de outras autoridades municipais. Haverá também distribuição de mudas para a população e apresentação cultural em menção à data.
Entre os dias 4 a 7 de junho, das 8h às 17h30, o Museu Roberto Lee será o palco para receber cerca de 2.500 alunos da rede municipal de ensino que participarão do projeto Caravana Ambiental de Caçapava. O projeto, que tem o apoio da Secretaria de Educação, tem o objetivo de conscientizar e educar para as práticas ambientais sustentáveis, por meio de quatro núcleos: Verde, Amarelo, Azul e Branco. Cada um deles abordará um nicho de atuação, da seguinte forma:
VERDE: Solo, fauna e flora
Com a participação da equipe do Parque da Moçota e da Polícia Ambiental, o objetivo deste núcleo é mostrar a importância da preservação nesse segmento, e como os ecossistemas se complementam e estão interligados.
AMARELO: Recursos naturais, Renda familiar e 5 R’ (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar)
O objetivo desse núcleo é conscientizar para o consumo sustentável, que vai desde a necessidade e decisão da compra até o descarte consciente do produto inutilizado. Participa deste núcleo, a Secretaria de Obras, com os serviços de Cata-bagulho e PEV oferecidos à população.
AZUL: Água e ar
Neste núcleo, a intenção é mostrar aos alunos sobre a importância da preservação do ar e da água, como por exemplo, com a campanha contra queimada, economia de água etc.
BRANCO: Lixo, poluição e Saúde
Participam desse núcleo a Secretaria de Saúde do município, que vai abordar o descarte correto de medicamentos e infectantes, e o especialista em Saci, Mário Luz, que vai falar sobre a higiene corporal, mental, ambiental e social.
Além das oficinas e apresentações ambientais para a Educação, entre os dias 26 e 29 de junho, haverá exposição na Praça da Bandeira dos trabalhos realizados durante a Caravana Ambiental, no Museu Roberto Lee.
O objetivo é oportunizar a população para que conheça e se sensibilize pelas questões ambientais, buscando sempre uma postura mais sustentável. Ajudarão a compor essa exposição os trabalhos de artistas plásticos do município cadastrados pela Secretaria de Cultura e Turismo do município.
Jornadas do patrimônio ambiental e plantio coletivo
A programação do mês do Meio Ambiente também inclui duas Jornadas do Patrimônio Ambiental e plantio coletivo de mudas.
As jornadas são visitas gratuitas oferecidas à população em locais de preservação ambiental para que haja conscientização da importância da preservação dessas regiões. Serão duas datas e locais programados:
Dia 15 de junho – Jornada do Patrimônio Ambiental para a Pedra Branca
Dia 23 de junho – Jornada do Patrimônio Ambiental para Mirante da Pousada dos Bandeirantes.
As inscrições e números de vagas serão divulgados posteriormente.
Já o plantio coletivo acontece no dia 6 de junho, às 9h, com alunos da Escola Eliel, que vão ajudar a reflorestar uma área próxima, com o plantio de 100 mudas nativas da região.