A Secretaria de Saúde da Caçapava está intensificando as ações de conscientização e combate à dengue, Zika, chikungunya, febre amarela, entre outras doenças transmitidas por artrópodes, como os mosquitos Aedes Aegypti, por exemplo. Trata-se do mês de mobilização contra as arboviroses.
A campanha quer sensibilizar a população para que não se esqueça dos cuidados básicos de prevenção, como a eliminação dos criadouros de mosquitos e a manutenção de quintais e terrenos limpos. Pequenas atitudes que devem ser intensificadas neste período do ano em que há mais ocorrência de chuvas.
Para lembrar a população, a Secretaria de Saúde realiza atividades como palestras nas unidades de saúde, distribuição de material informativo, ações de combate ao mosquito vetor e campanhas de educação pública.
O início da campanha acontece no dia 2 de novembro, durante o Feriado de Finados, no qual as equipes de controle de vetores estarão no Cemitério Municipal para orientar a população a não deixarem água acumulada em vasos de flores nos jazigos e também abordar a importância de não se abandonar as ações e cuidados.
Entre as ações necessárias para o combate ao Aedes Aegypti, estão:
– Manter limpos os quintais e caixas d’água (que devem estar sempre tampadas);
– Limpar as calhas das residências, que não podem acumular água da chuva;
– Colocar areia nos pratinhos de flores;
– Instalar telas finas nos ralos para evitar que o mosquito se prolifere nesses ambientes;
– Guardar pneus, garrafas e qualquer outro tipo de vasilhame ou objeto que possa acumular água e se tornar criadouro;
– Caso a pessoa tenha contraído Dengue, usar repelente durante o período dos sintomas para evitar a picada do mosquito e consequente disseminação para outras pessoas.
Nas unidades de saúde, o cronograma de palestras é o seguinte:
Além da mobilização contra as Arboviroses, a Secretaria de Saúde está realizando durante este mês mais três outras campanhas: o Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, campanha de conscientização sobre o diabetes (Veja aqui) e campanha de esclarecimento sobre a anemia falciforme, realizada a partir da segunda quinzena, que será divulgada posteriormente.