O Vale da Fé e a Festa da Padroeira do Brasil

Para homenagear Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, uma grande programação foi preparada para proporcionar experiências de fé e devoção, com celebrações religiosas e atividades culturais, neste mês de outubro.

De 3 a 11 de outubro haverá a oração da Novena às 15h e às 19h, na Basílica. Durante o período da tarde será presidida por um padre Redentorista e à noite por um bispo convidado. As reflexões a serem desenvolvidas durante a Novena e a Festa surgem a partir do tema central “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”.

O tema escolhido está em consonância com o 3º Ano Vocacional do Brasil, promovido pela CNBB e visa conscientizar os cristãos sobre o que é vocação, despertar vocações religiosas e leigas e significar vocação a partir do modelo de Maria.

Além da Novena, no dia 5, quinta-feira, a tradicional Carreata percorrerá ruas da cidade, a partir das 16h, saindo do Pátio das Palmeiras, no Santuário Nacional. É costume dos munícipes e visitantes enfeitarem as janelas de casas e hotéis para o cortejo com a imagem de Nossa Senhora.

No sábado, dia 7, um Passeio Ciclístico unirá o bem estar da atividade física à devoção dos visitantes a partir das 9h na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. Nos dias 7 e 8 de outubro, no período da noite, os destaques serão as apresentações musicais da Orquestra PEMSA. Os músicos do Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional se apresentam, às 20h45, em frente à Nave Norte da igreja.

Já no dia 10, terça-feira, o Festival da Padroeira terá o show do cantor Daniel e convidados. A apresentação ocorre a partir das 20h45, com entrada gratuita. No dia 11, às 20h30, a “Procissão Memória” convida os devotos a reviverem a memória do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, no ano de 1.717.

O trajeto da caminhada seguirá até a Capela São Geraldo, no bairro Itaguaçu. FESTIVIDADES DE 12 DE OUTUBRO No dia 12, data dedicada à Nossa Senhora Aparecida, as festividades começam bem cedo, com a alvorada às 4h50.

Ao todo, sete horários de celebrações eucarísticas estão programados, todos no Altar Central da Basílica. A Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, será realizada às 9h e a Missa das Crianças, às 12h. Na Basílica Histórica, também no dia 12, ocorre a Consagração Solene a Nossa Senhora, às 15h. No início da noite, às 18h, está programada a oração do Ângelus e Procissão Solene até o Santuário Nacional, para a missa de encerramento.

A Celebração de Encerramento da Festa está programada para as 20h, no Santuário Nacional. Na sequência, um show pirotécnico poderá ser acompanhado do pátio externo da igreja. No ano passado, mais de 330 mil pessoas visitaram a Basílica de Aparecida neste período. SEGURANÇA A Polícia Militar do Estado de São Paulo realiza a “Operação Romeiro 2023” que visa oferecer segurança e tranquilidade ao devoto durante a peregrinação até a Casa da Mãe Aparecida no período que antecede a Festa da Padroeira do Brasil e nos meses seguintes ao dia 12 de outubro.

Para esse período, de setembro a dezembro, de acordo com a Polícia Militar, são esperados mais de cinco milhões de peregrinos no Santuário. A Operação, que tem seu ápice em outubro, estará em funcionamento até o dia 10 de dezembro.

Fonte: Meon