Pindamonhangaba se prepara para a 2ª Edição da Flipinda (Feira Literária de Pindamonhangaba), marcada para esta sexta-feira (18) e sábado (19). O evento, organizado pela Academia Pindamonhangabense de Letras com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura e da APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ocorrerá no Espaço Cultural Armazém da Lagoa, na Praça Sete de Setembro, das 9h às 18h, com entrada gratuita.
Na sexta-feira, a programação começa às 8h30 com a recepção “Mães à obra: corações de Haicai”, seguido pelo Projeto Euterpe Musicando nas Escolas, com alunos da E.M. Abdias Junior e abertura com Rhosana Dalle, Alcemir Palma e Bete Guimarães, além de uma intervenção artística de Rafael Gomes. Às 9h30, a Mesa 1 abordará “A literatura de Balthazar de Godoy Moreira: um passeio pela alma dos velhos dias de Pindamonhangaba”, com Glória Godoy e Juraci de Faria Condé, mediada por Rhosana Dalle. Às 10h30, a Mesa 2 discutirá “A literatura do sentimento: quando a palavra transforma o ser humano”, com Carlos Abranches, mediada por Laureano Guerrero, e uma intervenção artística de alunos do COIN Jr. À tarde, às 14h, a Mesa 3 trará o tema “Literatura Infanto-juvenil: o desafio diário do encantamento”, com Ana Pirolo, Caroline Michelini, Michele Iacocca e Vanessa Alves, mediada por Ricardo Estevã. A Mesa 4, às 15h, abordará “Não verás país nenhum: Ignácio de Loyola Brandão”, mediada por Joaquim Maria Botelho e José Luiz Gândara Martins, com lançamento do livro infantil “Só sei que eu nasci”, de Ignácio Loyola Brandão.
Na Tenda Cultural e Recreativa, haverá intervenções artísticas, contação de histórias com Victor Narezi, atividades recreativas e contação interativa de histórias sobre a lenda da Mantiqueira, além de apresentações de alunos de diversas escolas.
No sábado, a programação começará às 8h30 com o Cortejo da Flipinda, incluindo intervenções artísticas de grupos locais. Às 9h30, a Mesa 5 discutirá “Literatura e Educação: desafios da formação leitora das novas gerações”, com Júlio Valle, Luciana Ferreira e Mariana Aranha, mediada por Suzana Ribeiro. A Mesa 6, às 10h30, abordará “Clubes de Leitura: as singularidades dos coletivos literários”, com participação de bibliotecas locais e mediada por Eva Andrade. Às 14h, a Mesa 7 trará o tema “Múltiplas vozes, um só mundo: uma conversa sobre culturas afro indígenas brasileiras”, com uma discussão mediada por Mauro Morais e intervenções artísticas. Às 15h, a Mesa 8 discutirá “Linguagens Artísticas e IA”, mediada por Luis Cláudio Antunes. A programação culminará com uma apresentação teatral de “Sonhos de uma noite de verão”, de William Shakespeare, e o encerramento com a Academia Jovem Pindamonhangabense de Letras, que anunciará os futuros projetos.
A Tenda dos Autores contará com sessões de autógrafos e palestras de diversos escritores, abordando temas variados, incluindo yoga, educação e literatura. Para mais detalhes, é possível acessar a programação completa no site oficial da prefeitura.