A fim de acolher e ofertar atendimento cada vez mais humanizado, a Policlínica (Centro de Especialidades Médicas) de Taubaté agora tem uma sala de acolhimento para pacientes da rede pública de saúde. Em média, entre 40 e 50 pessoas são atendidas diariamente.
O espaço é um ambiente seguro e com privacidade, onde os pacientes podem apresentar suas dúvidas e queixas ainda não solucionadas referentes à área da saúde, como marcação de consultas ou exames, por exemplo, além de buscar informação e orientação.
O atendimento já é realizado na unidade há aproximadamente nove anos, mas agora ganhou uma sala destinada a esse fim, que foi pensada e organizada para proporcionar ao usuário um espaço acolhedor, onde se sinta bem recebido para expor suas demandas.
Algumas das principais solicitações apresentadas são sobre medicações e encaminhamentos para a central de vagas e outros setores da Secretaria de Saúde.
ATENDIMENTOS
Duas técnicas de enfermagem são responsáveis pelos atendimentos da sala de acolhimento, uma em cada período do dia.
Uma delas é Silvia Moraes, que há nove anos trabalha no acolhimento dos pacientes. “Durante a conversa tentamos achar uma solução para as situações apresentadas, dentro do que a Secretaria pode oferecer, ou direcionamos as solicitações para outros equipamentos da saúde”, destacou a profissional.
Para passar por essa escuta qualificada, os munícipes interessados devem procurar a recepção da Policlínica, no horário de funcionamento. O paciente será atendido conforme a necessidade identificada pela equipe.
É importante que o paciente tenha em mãos encaminhamentos, exames realizados, receituários, filipetas de retorno e/ou comprovante de lista de espera.
HUMANIZAÇÃO
O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) e faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. É uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas e na responsabilização pela resolução.
A classificação é feita pela equipe, de acordo com critérios pré-estabelecidos em conjunto com os demais profissionais.
A Policlínica tem as portas abertas aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) por meio do acolhimento.