Durante os dois dias de trabalho, os veículos passaram por uma análise técnica rigorosa conduzida pela EMTU, reconhecida por seu elevado padrão de avaliação. Os itens inspecionados incluíram sistemas de segurança, como freios e cintos, além de aspectos voltados ao conforto dos passageiros, como assentos e sistemas de ventilação.
Todos os ônibus inspecionados foram aprovados nos quesitos de segurança exigidos. No entanto, oito itens necessitaram de ajustes menores, que já foram 100% concluídos pela ABC Transportes, empresa responsável pelo transporte público na cidade.
A inspeção segue os padrões rigorosos da EMTU, que analisa mais de 900 itens técnicos para garantir a segurança e eficiência do serviço. Veículos que não atendem aos requisitos só podem voltar a circular após a correção das irregularidades e uma nova avaliação. A EMTU, vinculada ao governo de São Paulo, é responsável por regulamentar e fiscalizar o transporte metropolitano em cinco regiões do Estado, incluindo o Vale do Paraíba.