Um novo tipo de golpe está sendo aplicado aos Microempreendedores Individuais (MEIs): o envio de e-mails com pedido de cadastramento de CNPJ, aviso de cancelamento da empresa, com cobrança ou não de boletos para regularizar a situação. Esses e-mails são falsos e não devem ser considerados pelos empreendedores. Na dúvida, o interessado deve entrar em contato com a Sala do Empreendedor.
A cobrança feita por associações ou oferta de serviços privados para: inscrição de MEI, alteração de cadastro e baixa de MEI, somente poderá ser feita a partir de demanda prévia do próprio MEI.
Os microempreendedores individuais devem ficar atentos a três obrigações básicas que, caso não cumpridas, podem gerar problemas ou multas: O cadastro de Inscrição Municipal; o pagamento mensal da DAS (emitido diretamente no site do Governo Federal) e a Declaração Anual.
Qualquer dúvida sobre uma dessas obrigações, os empreendedores podem procurar a equipe especializada da Sala do Empreendedor que presta consultoria gratuita.
Dicas para não cair em golpes:
– Não pague nenhum boleto recebido por e-mail, sem antes verificar a veracidade da cobrança;
– Não clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece. E se for de conhecido, confirme com antes com a pessoa.
– Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
– Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações;
– Acesse somente os canais de informações oficiais.