A Prefeitura de São José dos Campos encerrou, nesta quinta-feira (31), as ações e atividades da campanha Outubro Rett, de conscientização sobre a Síndrome de Rett, condição neurológica rara que afeta principalmente meninas, levando a sérias dificuldades motoras e cognitivas
Nesta quarta-feira (30), a Administração municipal realizou, por meio das secretarias de Saúde e de Apoio Social ao Cidadão e em parceria com a Abre-te (Associação Brasileira de Síndrome de Rett), capacitação de servidores para aprimorar o atendimento público às pessoas acometidas pela síndrome.
Participaram do evento no Centro da Juventude, na região sul, médicos, enfermeiros e profissionais das secretarias de Saúde; Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania; Esporte e Qualidade de Vida e Mobilidade Urbana.
Também estiveram presentes representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Este treinamento é uma oportunidade essencial para médicos, enfermeiros e outros profissionais conhecerem melhor a síndrome e aprenderem a oferecer um suporte mais eficaz”, afirmou Deise Reis, líder da Abre-te na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).
“Ações como esta capacitação realizada pela Prefeitura são muito importantes para ampliar as informações sobre a doença. A Prefeitura tem ajudado bastante no tratamento da minha filha e temos sido muito bem atendidas sempre que precisamos”, disse Carina Aparecida Ferreira dos Santos, mãe de uma menina de 5 anos que tem Síndrome de Rett.
Mais ações
A campanha Outubro Rett foi instituída em São José por meio da Lei 10.648, de 19 de dezembro de 2022.
Para ampliar a conscientização, durante alguns dias de outubro o Arco da Inovação ficou iluminado de roxo, cor que simboliza a campanha.
As ações da Prefeitura são constantes e terão continuidade em novembro. No próximo dia 12, das 8h às 14h, será realizada palestra para professores de educação especial inclusiva, em parceria entre a Secretaria de Educação e Cidadania e a Abre-te.
O evento será no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na região norte.
O objetivo é preparar os educadores para atender às necessidades específicas de crianças com Síndrome de Rett, assegurando um ambiente de aprendizagem mais acessível e inclusivo.
A Síndrome de Rett é uma condição neurológica rara que afeta principalmente meninas, levando a sérias dificuldades motoras e cognitivas.
A doença
Os sintomas costumam surgir no segundo ano de vida, momento em que as crianças começam a perder habilidades previamente adquiridas, como a fala e a locomoção.
Embora ainda não haja cura, o diagnóstico precoce e o suporte especializado podem melhorar significativamente a qualidade de vida de quem lida com a síndrome e de suas famílias.