Anote aí, leitor, este conhecido espaço é cotado para ser o novo endereço da Prefeitura de Taubaté. Trata-se do prédio da antiga Escola Estadual Lopes Chaves, localizada no centro da cidade, doado ao município pelo governo estadual. Com mais de 120 anos, o imóvel é avaliado para receber parte da estrutura hoje abrigada no Palácio do Bom Conselho, incluindo o gabinete do prefeito.
A mudança é estudada pelo governo do prefeito José Saud (PP), que desde o início do mandato tenta transferir o Poder Executivo do Palácio do Bom Conselho, que pertence à Unitau (Universidade de Taubaté). O objetivo, de acordo com Saud, seria aproximar os serviços da população, além de revitalizar o centro.
Após transferir parte da estrutura para o edifício do Tesourinho, no Edifício Urupês, a administração analisa a possibilidade de deixar o Palácio do Bom Conselho definitivamente, mudando outros setores da prefeitura para dois imóveis: o prédio da antiga escola Lopes Chaves e a Casa Oliveira Costa, na avenida Visconde do Rio Branco, onde funcionou o restaurante ‘Quarto do Santo’. Os dois hoje estão desocupados.
Tanto o Lopes Chaves quanto a Casa Oliveira Costa são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
O primeiro passo deste plano para a mudança do Paço foi dado no Tesourinho, prédio dos anos 1940, na rua Carneiro de Souza, que passou a atender uma série de serviços a partir de junho: Arrecadação, Protocolo e Cadastro Imobiliário passaram a funcionar no andar térreo do imóvel, que recebeu ainda as secretarias de Saúde e Habitação. Desde fevereiro, o Tesourinho também abriga a Secretaria Municipal de Segurança.
Em análise, o plano prevê que os demais setores do Executivo deixem o Palácio do Bom Conselho, que seria então devolvido à Unitau, e sejam transferidos para o Lopes Chaves e para a Casa Oliveira Costa. Segundo a prefeitura, a ideia está em estudo e não há prazo estipulado para uma definição. Estão sendo feitas análises estruturais, para verificar a viabilidade da mudança.