SAÚDE INICIA EM TAUBATÉ CAMPANHA “FIQUE SABENDO 2024”

O Ambulatório Médico de Infectologia (AMI) de Taubaté promove entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro a campanha Fique Sabendo 2024, desenvolvida em parceria com a Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde e Casa de Apoio Mulher e Vida.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a realização de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissiveis (ISTs), principalmente do HIV. O público alvo são pessoas sexualmente ativas, as que nunca fizeram o teste e a população mais vulnerável.

Durante o período, os munícipes receberão informações e orientações sobre medidas de prevenção às ISTs, além de poderem realizar a testagem rápida.

A ação é um reforço dos trabalhos de prevenção desenvolvidos ao longo do ano pela Secretaria de Saúde, não apenas no AMI, mas em todas as unidades da Atenção Básica à Saúde (PAMOs, ESFs e UBS Mais) com a oferta de testagem rápida e preservativos.

No dia 3 de dezembro, das 13 às 16h, a campanha também será realizada na Casa da Mãe Taubateana, que fica na rua Dr. Benedito Cursino dos Santos, 202, Jardim das Nações.

O AMI está localizado na rua Vicente da Costa Braga, 51, Jardim das Nações.

NÚMERO DE CASOS

Desde 2020, o município registrou 324 novos casos de infecção pelo HIV, sendo que 77,46% foram registrados em homens, o equivalente a 251 casos. Desse total, a faixa etária entre 20 e 29 anos contabilizou 97 casos, seguida pela faixa etária de 30 a 39 anos com 93 casos, totalizando 190 casos notificados, o que representa 58,64%.

A Vigilância Epidemiológica ressalta a importância do diagnóstico precoce para a diminuição dos índices de transmissão e para o início do tratamento, que consiste em medicamentos que buscam inibir a multiplicação do HIV no organismo, melhorando a resposta do sistema imunológico e contribuindo para uma melhor qualidade de vida das pessoas infectadas.