As mudanças climáticas, queimadas frequentes e a baixa umidade do ar estão provocando um aumento significativo na demanda por medicamentos respiratórios em grande parte das farmácias de todo o Vale do Paraíba. Segundo levantamento exclusivo da Farma Conde, a procura por esses produtos subiu 50% em agosto de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.
A farmacêutica e fundadora da Farma Conde, Cláudia Conde, destaca que, embora o aumento nas vendas fosse esperado devido ao inverno seco, o volume de clientes surpreendeu. “A umidade em regiões como Ribeirão Preto chegou a alarmantes 7%, o que intensifica os problemas respiratórios, como gripes, resfriados e crises crônicas de rinite e sinusite”, explicou Cláudia. A Farma Conde tem lojas em mais de 130 cidades.
Entre os medicamentos mais vendidos, o Aerolin 100 mg spray, conhecido pelo tratamento de crises de asma e bronquite, lidera as vendas. Outros produtos como Budesonida, Avamys e Alenia também estão entre os mais procurados pelos clientes.
Cláudia Conde reforça a importância de consultar um médico antes de utilizar esses medicamentos, muitos dos quais exigem prescrição. “O acompanhamento médico é essencial para um tratamento adequado”, alertou a farmacêutica.
Além dos medicamentos, os consumidores têm buscado alternativas para amenizar os efeitos do tempo seco, como umidificadores de ar e soros fisiológicos, que ajudam a manter as vias respiratórias hidratadas.