O Brasil deve continuar enfrentando um calorão durante a última semana de setembro. Em Cuiabá os termômetros podem bater 43ºC na segunda (25) e na terça (26).
Entre a terça e a quarta-feira (27) desta semana, a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, vai ajudar a intensificar ainda mais as instabilidades sobre parte da Região Sul do Brasil, diz o ClimaTempo.
Áreas do sul, leste, litoral, região da Grande Porto Alegre e extremo norte do Rio Grande do Sul, ficam em alerta. A tendência é do afastamento do ciclone já na quarta-feira (27).
Em Santa Catarina, com a formação do ciclone, as nuvens de temporais são reforçadas e parte do leste e sul catarinense ficam em alerta para chuva volumosa. Curitiba, onde a expectativa para o domingo foi de 42°C, deve ter a máxima de 18°C na quinta-feira (28).
O Sudeste, principalmente São Paulo, deve sentir influência do ciclone e as temperaturas devem cair de uma vez só de quarta (27) para quinta, aponta o MetSul Meteorologia. Em São Paulo, a máxima irá despencar de 35° para 20°, no Rio de Janeiro, de 37°C para 22°C e em Vitória, será de 37°C para 27°C.
Fonte: G1