“Figureiras em Animação” celebra a cultura artesanal de Taubaté

Projeto baseado na história das Figureiras de Taubaté exibe dois curta-metragens no Sítio do Picapau Amarelo, no dia 26 de outubro.

No dia 26 de outubro, com o objetivo de preservar e homenagear as raízes culturais de Taubaté, especialmente a arte tradicionalmente realizada pelas mulheres artesãs, o projeto “Figureiras em Animação” utiliza o cinema de animação para compartilhar a cultura caipira com as novas gerações. A exibição é gratuita e aberta a todos os públicos, com início previsto para as 14h.

O projeto lançará os curta-metragens “Pavãozinho de Taubaté” “Imaculada Argila”, no Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté.

A valorização da cultura local foi o grande estímulo que motivou a criação do projeto, que agora chega ao público. “O projeto surge da iniciativa de tornar popular a cultura local entre as crianças, estimulando o orgulho caipira e enriquecendo a compreensão da rica herança de Taubaté e região”, afirmam os realizadores.


“Buscamos dar vida, de forma poética e lúdica, às clássicas figuras de barro criadas pelas figureiras ao longo dos anos, abordando temas como o orgulho caipira e as origens do trabalho dessas artesãs.”


Com o intuito de preservar a tradição cultural de Taubaté e incentivar as futuras gerações, o projeto “Figureiras em Animação” também promove a continuidade do trabalho das artesãs, motivando-as a manter a tradição e inspirando novos talentos a seguirem seus passos.

A arte, seja a do cinema ou a das mãos das figureiras, é uma forma de educar, documentar e sensibilizar. Assim, o projeto contribui para manter viva a história das artesãs que há mais de 150 anos moldam figuras de barro, conectando essa herança às gerações futuras. Além da exibição dos filmes, o projeto contempla ações educativas, como oficinas e exibições em escolas.

A Cia. Candeeiro acredita que trabalhar com crianças e jovens das escolas municipais, bem como incluir pessoas com deficiência visual nas exibições e atividades, amplia o acesso à cultura e fomenta o orgulho caipira de forma inclusiva e educativa, aproximando as crianças do processo de criação de uma animação.

Sobre a Cia. Candeeiro

A Cia. Candeeiro é uma companhia de artes integradas fundada pelo casal de multiartistas Amanda Cardoso e Guilherme Moreira. Amanda é atriz, ilustradora, artista plástica, videomaker e musicista autodidata, enquanto Guilherme é ator, fotógrafo, artista plástico e designer.

Juntos, idealizam projetos que valorizam a cultura local e democratizam o acesso às artes, como “Taubaté na Ponta dos Dedos” – uma exposição inclusiva voltada para pessoas com deficiência visual –, “Figureiras em Animação” – que celebra a tradição das artesãs de Taubaté –, e “Documento de Mestre” – uma homenagem aos mestres da cultura popular da região.

Exibição dos curta-metragens:

  • Data: 26 de outubro, sábado, às 14h
  • Local: Sítio do Picapau Amarelo, Av. Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde.
Fonte: Fernanda Bueno/ Guia Taubaté