Ao longo deste mês, a Prefeitura de São José dos Campos realiza a campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da amamentação. A cor do ouro, que iluminará o Arco da Inovação até o dia 15, está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
As ações desenvolvidas pelas equipes da Prefeitura, como os seminários de capacitação de servidores, enfatizam a importância da promoção do aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. Já a Semana Mundial da Amamentação está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.
Representantes de entidades que prestam serviços às gestantes, mães e bebês e servidores municipais destacam a importância das ações. “A Prefeitura de São José está de parabéns pela campanha Agosto Dourado”, disse a coordenadora da Pastoral da Criança na região norte, Maria Aparecida Barbosa. “Seminários como este de que participamos nos ajudarão muito no nosso trabalho com as mães e as crianças.”
Na opinião da médica pediatra Maria Isabela Mendonça de Souza, que trabalha na UBS Resolve, mais conhecimento possibilita prestar melhor serviço à população. “O aleitamento materno é um tema fundamental de atenção primária de saúde e nos hospitais para garantir mais saúde e qualidade de vida para as mães, os bebês e as famílias.”
Ações
Em São José dos Campos, 66,8% dos bebês com menos de 6 meses atendidos pelas 45 unidades básicas de saúde (UBS Resolve) receberam leite materno como forma exclusiva de alimentação. Esses dados reforçam a importância dos programas e ações de incentivo à amamentação, como o Projeto Casulo e o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal.
Para garantir acolhimento e informações, o Projeto Casulo oferece o centro de lactação para atender as mães com dificuldade na amamentação. No local, elas recebem orientação sobre massagem dos seios antes da mamada, pega correta, cuidados para extração e armazenamento do leite materno.
Somente neste ano, o banco do Hospital Municipal recebeu 645 litros de leite materno. A colaboração da população é responsável por ampliar, cada vez mais, as doações.
Cláudio Souza Secretaria de Saúde Colaboração da estagiária Jordana Samile