O que importa pra vc? Esse é o nome de um novo projeto de humanização do atendimento colocado em prática pela Enfermagem do Hospital Municipal. O nome já resume o contexto: o que importa para o paciente, importa para o hospital.
A ideia nasceu com o objetivo de tornar o atendimento ainda mais humanizado e melhorar sempre a experiência do paciente durante a internação. Inicialmente ele está sendo implantado nas duas UTIs para adultos e os resultados são animadores.
Pacientes internados que estão conscientes contam o que o hospital poderia fazer que seria importante para eles no período da sua internação?
Os pedidos são de coisas simples, como ouvir música, ver televisão, comer uma comida específica, ter foto da família por perto, celebrar o aniversário, etc. Um paciente pediu para ter um calendário para acompanhar os dias da semana. E assim, coisas simples se tornam grandes e fazem os pacientes se sentirem acolhidos.
A primeira abordagem é feita com a ajuda dos psicólogos do hospital e a Enfermagem cuida de viabilizar o pedido, dentro do possível e respeitando os critérios de segurança para o paciente.
A equipe da Nutrição do hospital também é acionada quando o que importa para o paciente naquele momento é comer seu prato predileto. Caso de Maria Carmen Dias da Silveira, que pediu para comer panqueca de carne com molho de tomate quando ela estivesse bem. E ela foi atendida.
“No Hospital da Vila eu tive o melhor atendimento, desde a emergência, dos enfermeiros, da moça da limpeza e dos médicos todos, que me trataram muito bem, com muito carinho. E ainda tive o desejo de comer panquecas realizado. Sou muito grata a todos pela atenção comigo”, disse Maria Carmen.