A campanha educativa do mês de março desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e compartilhada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté é direcionada às mulheres em razão do dia internacional da mulher, 8 de março.
O programa Laço Amarelo tem como objetivo dar continuidade ao trabalho de conscientização realizado todos os anos no mês de maio, em virtude do “Maio Amarelo”, mês que se tornou referência mundial para a realização de ações voltadas à segurança no trânsito, período em que as atividades educativas são mais intensificadas.
O tema central deste ano é “Paz no trânsito começa por você”, e as artes do material digital disponibilizadas para este mês são compostas por mensagens curtas e dados acerca da proposta escolhida.
Houve aumento de 10% do número de condutoras entre 2018 e 2022; aumento de 97% de mulheres habilitadas a dirigir motos, saltando de 4,5 milhões em 2012, para 8,9 milhões, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.